sexta-feira, 26 de outubro de 2007

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

CIÊNCIA E FICÇÃO CIENTÍFICA

O Sputnik foi o primeiro satélite artificial da Terra. Foi lançado pela União Soviética há 50 anos. O programa Câmara Clara da RTP2 de 30 de Setembro de 2007 foi dedicado à interacção da ciência com a ficção científica. O físico Carlos Fiolhais e o autor de ficção científica João Barreiros vão rever o extraordinário impacte de Sputnik nos nossos destinos e debater sobre os contributos da Ciência para a Ficção e da Imaginação para a Ciência.
Vídeo do programa.

sábado, 13 de outubro de 2007

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

ANÁLISE ELEMENTAR QUALITATIVA

This is the best of the Burning Salts/Flame Test demonstration videos (see below).
This is a shorter version of the "Burning Salts" video and is a classic chemistry demonstration. This one uses metal salts and a flammable solvent. This is the best of the Flame Test videos because I did a descent job narrating and the opening angle and following close ups are good. This was done by a trained professional with proper safety measures to ensure that everyone was kept safe. This video was recorded during a free period so there are no student comments or extraneous noises.

ERROS NO DOCUMENTÁRIO DE AL GORE SOBRE O CLIMA

O Supremo Tribunal da Grã-Bretanha aponta várias imprecisões científicas ao premiado documentário Uma Verdade Inconveniente do ex-vice-presidente dos EUA, sobre os perigos do aquecimento global. O juiz Michael Burton, que analisava os filmes a serem exibidos nas escolas britânicas, considerou o filme tendencioso, mas não impediu a sua exibição, desde que os professores apontem os fragmentos polémicos. A decisão do Governo britânico de exibir o documentário nas escolas secundárias do país foi contestada e levada ao Supremo Tribunal por um director de uma escola de Kent. O veredicto, classificado como insólito pelo jornal britânico The Times, assinala que a "visão apocalíptica" do filme é política e não se trata de uma análise imparcial e científica.

Os nove erros de Al Gore são:

1- Não há provas que haja atóis do Pacífico a ser evacuados devido à subida das águas.

2 – É um exagero alarmista afirmar que o nível do mar poderá subir seis metros nos próximos anos.

3 - Não é provável que a corrente do Golfo esteja prestes a deixar de circular, lançando a Europa Ocidental numa nova Idade do Gelo.

4 - A coincidência exacta entre os aumentos das emissões de dióxido de carbono e as subidas da temperatura registadas nos últimos 650 mil anos não existe.

5 - O derretimento da neve no Monte Kilimanjaro está longe de poder ser exclusivamente relacionada com a acção do homem.

6 - Não há provas da relação directa entre o desaparecimento do Lago Chad e o aquecimento global.

7 - São insuficientes as provas de que o Furacão Katrina seja consequência das alterações climáticas.

8 - Não há provas que os ursos polares estejam a morrer afogados por nadarem cada vez maiores distâncias em busca de placas de gelo. A verdade é que nos últimos tempos apenas foram encontrados quatro ursos mortos, por causa de uma tempestade.

9 - O desaparecimento de recifes de coral nos oceanos de todo o mundo não é consequência unicamente do aquecimento global. Há outros factores, como a poluição e a pesca intensiva.