sábado, 26 de abril de 2008

Experiências simples de Física e Química (1)

Potassium Chlorate and Gummy Bear


The dehydration of sucrose by sulphuric acid.


Electromagnets - How can electricity create a magnet?


Ice and String


sexta-feira, 18 de abril de 2008

ITER Assembly


ITER Assembly plan and main components development.

sábado, 12 de abril de 2008

Fusão nuclear

Entrevista da RTP no CFN, sobre a fusão em Portugal.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

CERN: VIAGEM AO INFINITAMENTE PEQUENO


Em Setembro de 2007 realizou-se uma Escola de Verão no CERN, destinada a Professores Portugueses de Física e Química. A organização deste evento esteve a cargo do LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental das Partículas) em colaboração com o CERN e que contou com financiamento da Ciência Viva. Foram seleccionados 43 professores, que participaram em seminários realizados por professores e investigadores portugueses que trabalham ou colaboram com o CERN, realizaram algumas actividades e visitaram as experiências nas quais Portugal está envolvido. CERN é a sigla usada para designar a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, o maior centro mundial de física das partículas. Situa-se perto de Genebra, junto à fronteira franco – suíça. Fundado em 1954, o CERN foi um dos primeiros projectos europeus conjuntos e inclui actualmente 20 Estados membros, dos quais Portugal faz parte desde 1985. Aqui, os cientistas reúnem-se para estudar as partículas constituintes da matéria e as forças que as mantêm unidas. No CERN existem aceleradores, que levam as partículas até velocidades próximas da velocidade da luz, e detectores que tornam visíveis as partículas resultantes das colisões nos aceleradores. No CERN trabalham cerca de 3000 pessoas, representando uma grande variedade de profissões – físicos, engenheiros, técnicos, operários, administradores, secretárias, pessoal de limpeza e restauração, etc. O CERN é um mercado de trabalho a considerar pelos jovens que se pretendem dedicar à física das partículas ou às engenharias. Deslocam-se às suas instalações, para fazer investigação, aproximadamente 6500 cientistas visitantes, cerca de metade dos físicos das partículas a nível mundial. Desde a sua criação que se fizeram, no CERN, importantes descobertas científicas, algumas das quais conduziram a prémios importantes, incluindo vários Prémios Nobel. A contribuição mais conhecida é contudo a World Wide Web. Foi desenvolvida para melhorar e acelerar a troca de informações entre físicos a trabalhar em diferentes universidades e institutos de todo o mundo. Os aceleradores e detectores exigem tecnologia de ponta. O CERN trabalha em estreita colaboração com indústrias de vários países, incluindo Portugal, com benefícios para todos. As investigações efectuadas no CERN permitiram o desenvolvimento de algumas tecnologias úteis, por exemplo, nas técnicas de diagnóstico e terapia do cancro.
O estudo das partículas é de vital importância porque tudo no Universo é feito de um pequeno número de constituintes básicos, denominados de partículas elementares: vários tipos de quarks, que constituem os protões e os neutrões; diferentes tipos de leptões, onde se incluem os electrões, os neutrinos e os muões. Estas partículas são governadas por um pequeno número de forças fundamentais. O Modelo Padrão da física das partículas é uma teoria que descreve três (força electromagnética, força forte e força fraca) das quatro interacções fundamentais entre as partículas elementares que constituem a matéria. Todas elas coexistiram durante breves instantes depois do Big-Bang. Apenas as elevadíssimas energias que podem ser atingidas num acelerador do CERN podem trazê-las de novo “à vida”. Assim, estudar as colisões entre as partículas é como “olhar para trás” no tempo, recreando o ambiente do início do Universo.
Os aceleradores são enormes máquinas capazes de acelerar as partículas, fazendo-as colidir e dar origem a novas partículas. Junto aos locais onde se dão estas colisões, os cientistas constroem experiências e instrumentos que lhes permitem observá-las e estudá-las. Estes instrumentos, muitos dos quais de dimensões consideráveis, são feitos de diversos tipos de detectores de partículas. O LHC (Large Hadron Collider) é o mais poderoso instrumento construído pelo homem para investigar as propriedades das partículas. Trata-se de um acelerador que entrará em funcionamento este ano e fará colidir protões de altíssima energia. O LHC tem 27 km de perímetro e situa-se a 100 m de profundidade. Este enorme acelerador terá associados seis detectores: ATLAS, CMS, ALICE, TOTEM, LHCb e LHCf. Espera-se que nas experiências no LHC seja produzida a famosa partícula - bosão de Higgs, cuja observação permitirá confirmar as previsões do Modelo Padrão e explicar de que modo as outras partículas elementares adquirem massa. A verificação da existência do bosão de Higgs seria um passo importante na procura da Teoria da Grande Unificação, que procura unificar as forças fundamentais: electromagnetismo, força forte, força fraca e gravidade.

O ATLAS tem 46 m de comprimento e 25 m de diâmetro e pesará cerca de 7000 toneladas. Os protões serão acelerados no LHC e colidirão no interior do centro do detector ATLAS. Os produtos da colisão revelarão propriedades fundamentais das partículas. A energia associada às colisões é semelhante à energia associada às colisões de partículas no jovem universo, menos de um bilionésimo de segundo após o Big-Bang. A experiência CMS localiza-se numa câmara subterrânea em Cessy, França, próximo da fronteira com a Suíça. O detector é cilíndrico e mede 21 m de comprimento e 16 m de diâmetro, pesando cerca de 12500 toneladas. Os principais objectivos desta experiência são explorar a física das altas energias, descobrir o bosão de Higgs e estudar aspectos da colisão de iões pesados.

Fonte: http://olyceu.blogspot.com/2007/12/o-cern-viagem-ao-infinitamente-pequeno.html

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Vídeos sobre o CERN

CERN, the European Organization for Nuclear Research, is one of the world's largest and most respected centres for scientific research. Its business is fundamental physics, finding out what the Universe is made of and how it works. At CERN, the world's largest and most complex scientific instruments are used to study the basic constituents of matter — the fundamental particles. By studying what happens when these particles collide, physicists learn about the laws of Nature.

CERN in 3 minutes

CERN: 50 years of Science

CERN and the LHC (Large Hadron Collider)

CMS Assembly animation


sábado, 5 de abril de 2008

CICLO DE PALESTRAS

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Automóvel movido a ar comprimido