domingo, 15 de abril de 2007

DETECTADO SINAL DE ÁGUA EM PLANETA EXTRA-SOLAR

HD 209458b com o nome provisório de Osíris, dado pelos seus descobridores em honra ao Deus Egípcio Osíris, é um planeta extra-solar que orbita uma estrela semelhante ao Sol, denominada HD209458 na constelação de Pegasus, a cerca de 150 anos-luz do sistema solar. D209458 é uma estrela de magnitude 7, visível da Terra com a ajuda de binóculos. O raio da órbita de Osíris é de 7 milhões de quilómetros, o período de translação dura aproximadamente 3,5 dias terrestres e a temperatura na superfície é de 1000 graus Celsius. A sua massa é cerca de 200 vezes a massa da Terra, sugerindo que é provavelmente um planeta gasoso gigante.

Segundo informações da agência espacial norte-americana, o planeta foi descoberto em 1999. Em 2003, o telescópio Hubble detectou hidrogénio nas camadas superiores da sua atmosfera e um ano depois encontrou átomos de oxigénio e de carbono.

Em Abril de 2007, tornou-se no primeiro planeta fora do sistema solar onde foi descoberta água

A descoberta, que será publicada no Astrophysical Journal, confirma antigas teorias que dizem que o vapor de água deve estar presente na atmosfera de quase todos os planetas extra-solares já conhecidos.

Nenhum comentário: