quarta-feira, 28 de maio de 2008

PHOENIX ATERRA EM MARTE E ENVIA PRIMEIRAS IMAGENS

A Phoenix Mars Lander da NASA sobreviveu uma ardente queda pela atmosfera marciana e aterrou nas planícies árticas do Planeta Vermelho, de onde já enviou as suas primeiras imagens, muito para o delírio dos cientistas da missão.

"Parece que os painéis solares estão completamente abertos, é absolutamente lindo," disse Dan McCleese, cientista no Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA. "É espectacular, imagens perfeitamente nítidas."

A sonda aterrou nas planícies de Vastitas Borealis, dentro do círculo ártico marciano, onde se espera que passe pelo menos três meses à procura de água gelada escondida por baixo da superfície congelada. A descida e a sequência de aterragem correram completamente como planeado.

A Phoenix é aqui vista a travar de pára-quedas em Marte, nesta imagem capturada pela câmara HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment) a bordo a Mars Reconnaissance Orbiter da NASA. É a primeira vez que uma sonda tira fotografias da descida final de outra sonda num corpo planetário. Note a diferença no tamanho da sonda e no da cratera, que se encontra a 20 km do local de aterragem.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Universidade do Arizona
(clique na imagem para ver versão maior)

"Esta equipa desempenhou as suas tarefas na perfeição", disse um exuberante Peter Smith, investigador principal da Phoenix da Universidade do Arizona. "Não está em nenhuma rocha... aterrou num local seguro."

Os cientistas da missão no JPL receberam o sinal que a Phoenix tinha aterrado pelas 00:53 (hora de Portugal) da noite de Domingo para Segunda, exactamente à hora que esperavam (os sinais da sonda demoram cerca de 15 minutos para percorrer os 275 milhões de quilómetros entre Marte e as estações aqui na Terra).

Para saber mais clique

http://www.ccvalg.pt/astronomia/newsletter/n_418/n_418.htm

Nenhum comentário: