Plano anual de actividades - CICLO DE CONFERÊNCIAS - Relatório
À semelhança do que aconteceu no ano lectivo anterior, os dinamizadores desta actividade, os professores Helena Gomes e Jorge Teixeira, levaram a cabo a realização de três conferências/palestras.
A primeira palestra, com o tema As plantas bíblica e as pessoas, foi proferida pelo Professor Dr. Jorge Paiva do Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra, no dia 25 de Fevereiro, pelas 18.30, no Anfiteatro do GATAT. Com esta iniciativa, destinada ao público em geral, pretendia-se contribuir para a divulgação alargada da Ciência Botânica, contando histórias pouco conhecidas das plantas e a sua íntima relação com as pessoas.
A segunda palestra, também proferida pelo Professor Dr. Jorge Paiva, realizou-se no dia 26 de Fevereiro, destinada a toda a nossa comunidade educativa e abordou o tema Riscos de uma alimentação industrializada. Foi particularmente interessante o diálogo que se estabeleceu entre participantes e palestrante, tendo-se criado um espaço de esclarecimento e alerta acerca das preocupações alimentares, que estão na ordem do dia.
A terceira palestra, destinada a toda a comunidade educativa, foi proferida pelo professor Jorge Teixeira, do departamento da Física e Química da nossa escola, cujo tema incidiu sobre o CERN: Uma Catedral da Ciência. CERN é a sigla usada para designar a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, o maior centro mundial de física das partículas. Situa-se perto de Genebra, junto à fronteira franco–suíça. Aqui, os cientistas reúnem-se para estudar as partículas constituintes da matéria e as forças que as mantêm unidas. No CERN existem aceleradores, que levam as partículas até velocidades próximas da velocidade da luz, e detectores que tornam visíveis as partículas resultantes das colisões nos aceleradores. O CERN é um mercado de trabalho a considerar pelos jovens que se pretendem dedicar à física das partículas ou às engenharias. As contribuições mais conhecidas do CERN são a World Wide Web e as técnicas de diagnóstico e terapia do cancro. Esta palestra transvazou o local da sua realização, uma vez que o tema continuou a ser abordado na sala de aula, a pedido dos alunos, e também se procedeu à sua repetição na Escola Secundária Dr. Júlio Martins, no sentido de abrir novas perspectivas de futuras carreiras profissionais, ligadas à Ciência e à Tecnologia.
Para melhor se avaliar o interesse de continuar com este tipo de actividades e a pedido do Professor convidado, solicitou-se a alguns dos presentes, nas referidas palestras, um breve comentário que entendessem fazer em relação à forma como decorreram, à participação, à pertinência e actualidade dos temas propostos. Essa breve auscultação permitiu concluir que os objectivos a que os dinamizadores se propuseram foram cumpridos. Citando um dos oradores, “basta que um aluno tenha aproveitado para se dizer que valeu a pena e que se deve continuar a apostar no enriquecimento de conhecimentos, para nos mantermos actualizados e interventivos, como cidadãos de pleno direito”. Os alunos que assistiram a estas palestras mostraram-se muito interessados nos assuntos abordados. Pensamos que este tipo de actividade é bastante produtiva, pois a aprendizagem fora da sala de aula revela-se, em muitas ocasiões, mais motivante e significativa.
A primeira palestra, com o tema As plantas bíblica e as pessoas, foi proferida pelo Professor Dr. Jorge Paiva do Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra, no dia 25 de Fevereiro, pelas 18.30, no Anfiteatro do GATAT. Com esta iniciativa, destinada ao público em geral, pretendia-se contribuir para a divulgação alargada da Ciência Botânica, contando histórias pouco conhecidas das plantas e a sua íntima relação com as pessoas.
A segunda palestra, também proferida pelo Professor Dr. Jorge Paiva, realizou-se no dia 26 de Fevereiro, destinada a toda a nossa comunidade educativa e abordou o tema Riscos de uma alimentação industrializada. Foi particularmente interessante o diálogo que se estabeleceu entre participantes e palestrante, tendo-se criado um espaço de esclarecimento e alerta acerca das preocupações alimentares, que estão na ordem do dia.
A terceira palestra, destinada a toda a comunidade educativa, foi proferida pelo professor Jorge Teixeira, do departamento da Física e Química da nossa escola, cujo tema incidiu sobre o CERN: Uma Catedral da Ciência. CERN é a sigla usada para designar a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, o maior centro mundial de física das partículas. Situa-se perto de Genebra, junto à fronteira franco–suíça. Aqui, os cientistas reúnem-se para estudar as partículas constituintes da matéria e as forças que as mantêm unidas. No CERN existem aceleradores, que levam as partículas até velocidades próximas da velocidade da luz, e detectores que tornam visíveis as partículas resultantes das colisões nos aceleradores. O CERN é um mercado de trabalho a considerar pelos jovens que se pretendem dedicar à física das partículas ou às engenharias. As contribuições mais conhecidas do CERN são a World Wide Web e as técnicas de diagnóstico e terapia do cancro. Esta palestra transvazou o local da sua realização, uma vez que o tema continuou a ser abordado na sala de aula, a pedido dos alunos, e também se procedeu à sua repetição na Escola Secundária Dr. Júlio Martins, no sentido de abrir novas perspectivas de futuras carreiras profissionais, ligadas à Ciência e à Tecnologia.
Para melhor se avaliar o interesse de continuar com este tipo de actividades e a pedido do Professor convidado, solicitou-se a alguns dos presentes, nas referidas palestras, um breve comentário que entendessem fazer em relação à forma como decorreram, à participação, à pertinência e actualidade dos temas propostos. Essa breve auscultação permitiu concluir que os objectivos a que os dinamizadores se propuseram foram cumpridos. Citando um dos oradores, “basta que um aluno tenha aproveitado para se dizer que valeu a pena e que se deve continuar a apostar no enriquecimento de conhecimentos, para nos mantermos actualizados e interventivos, como cidadãos de pleno direito”. Os alunos que assistiram a estas palestras mostraram-se muito interessados nos assuntos abordados. Pensamos que este tipo de actividade é bastante produtiva, pois a aprendizagem fora da sala de aula revela-se, em muitas ocasiões, mais motivante e significativa.
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