sábado, 19 de dezembro de 2009

RESUMO DA PALESTRA: SOL E VENTOS SOLARES.

A palestra foi proferida pelo Professor Dr. Armando Soares*, do Departamento de Física da UTAD, no dia 17 de Dezembro, pelas 10.30 h, no anfiteatro da escola e teve por principais destinatários os alunos do Ensino Secundário.



Foi realizado um breve resumo da estrutura e evolução das estrelas, acompanhado de algumas das principais evidências observáveis, para o caso do Sol, das estrelas jovens e das estrelas evoluídas.

Apresentaram-se algumas imagens da existência de ventos solares no Sol e noutras estrelas, captadas pelos principais telescópios de observação astronómica.

Foi dada uma explicação sumária dos principais mecanismos dos ventos das estrelas, em particular, os mecanismos responsáveis pela libertação de matéria das estrelas.

Esta problemática será posteriormente discutida e explorada no Clube de Astronomia e no Clube do Ensino Experimental das Ciências.

*Armando Assunção Soares, Prof. Auxiliar do departamento de Física da UTAD, onde lecciona aulas de Física e desenvolve investigação na área da dinâmica de fluidos.

Nenhum comentário: