domingo, 20 de dezembro de 2009

RESUMO DA PALESTRA: PORQUE VOAM OS AVIÕES?

A palestra foi proferida pelo Professor Dr. Armando Soares*, do Departamento de Física da UTAD, no dia 17 de Dezembro, pelas 12.00 h, no anfiteatro da escola e teve por principais destinatários os alunos do Ensino Secundário.
A explicação convencional da sustentação da asa, com recurso à lei de Bernoulli, é um dos erros mais frequentemente cometidos na explicação física deste fenómeno a alunos do ensino secundário. Nesta palestra, foram usadas as leis de Newton, a viscosidade do ar e a forma da asa para explicar, coerentemente, a origem da diminuição da pressão na região por cima da asa, com a consequente contribuição para a força de sustentação. O efeito do ângulo de ataque também foi abordado.
Esta problemática será posteriormente discutida e explorada nas aulas de Física.

Armando Assunção Soares, Prof. Auxiliar do departamento de Física da UTAD, onde lecciona aulas de Física e desenvolve investigação na área da dinâmica de fluidos.

sábado, 19 de dezembro de 2009

RESUMO DA PALESTRA: SOL E VENTOS SOLARES.

A palestra foi proferida pelo Professor Dr. Armando Soares*, do Departamento de Física da UTAD, no dia 17 de Dezembro, pelas 10.30 h, no anfiteatro da escola e teve por principais destinatários os alunos do Ensino Secundário.



Foi realizado um breve resumo da estrutura e evolução das estrelas, acompanhado de algumas das principais evidências observáveis, para o caso do Sol, das estrelas jovens e das estrelas evoluídas.

Apresentaram-se algumas imagens da existência de ventos solares no Sol e noutras estrelas, captadas pelos principais telescópios de observação astronómica.

Foi dada uma explicação sumária dos principais mecanismos dos ventos das estrelas, em particular, os mecanismos responsáveis pela libertação de matéria das estrelas.

Esta problemática será posteriormente discutida e explorada no Clube de Astronomia e no Clube do Ensino Experimental das Ciências.

*Armando Assunção Soares, Prof. Auxiliar do departamento de Física da UTAD, onde lecciona aulas de Física e desenvolve investigação na área da dinâmica de fluidos.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A MAGIA DO FLUXO LAMINAR!

A deficiente compreensão do fluxo laminar por parte dos alunos advém da dificuldade em reproduzir no laboratório escoamentos laminares e também de muitos professores não explorarem este conceito, na mecânica dos fluidos. Este vídeo é extremamente útil para explorar este assunto. Até para o cidadão comum o resultado final pode ser surpreendente!
O filme foi realizado no Departamento de Física da Universidade do Novo México.

VEJAM ATÉ AO FIM!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES

Este vídeo explica como é que se pode calcular a massa de um cavalo utilizando o Princípio de Arquimedes. Vídeo legendado por Carlos Portela.

sábado, 5 de dezembro de 2009

The Venturi Effect




quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Princípio de Bernoulli