quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

O lado negro

O lado negro

Em 2007, os cientistas continuaram a especular acerca dos dois tipos de "coisas" negras que parecem dominar o nosso Universo.

Existiram sugestões que a energia escura - a misteriosa força que parece fazer com o que Universo se expanda cada vez mais rápido - possa ser uma ilusão, provocada pela maneira como a luz viaja através de uma distribuição de matéria no Universo em forma de "queijo suíço", pelas diferenças na velocidade de expansão em várias partes do Universo, ou pela física de outras dimensões escondidas.

Outros estudos investigaram a matéria escura, a substância invisível que ultrapassa a matéria comum em quantidade no Universo, e que é detectada pela maneira como a sua gravidade influencia a matéria comum. Foi sugerido que a matéria escura possa ser mais quente do que se esperava, com base nos destroços de colisões de galáxias e na química peculiar de algumas estrelas na nossa Galáxia.

Outro estudo mostrou que a matéria escura pode ter produzido alguns objectos estranhos no início do Universo com o nome de "estrelas escuras" - uma enorme nuvem de gás alimentado pela aniquilação de matéria escura nos seus núcleos.

Links:
03/03/07 - Telescópio no Pólo Sul para estudar energia escura
03/03/07 - Definidos limites para os nódulos de matéria escura
16/06/07 - Descoberta galáxia de matéria escura

Fonte: BOLETIM ASTRONÓMICO - EDIÇÃO N.º 377

Nenhum comentário: