quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Probabilidade de impacto de asteróide com Marte aumenta

No passado dia 26 de Dezembro, relatou-se que o asteróide 2007 WD5 tinha uma probabilidade, entre 75, de colidir com o planeta Marte no dia 30 de Janeiro de 2008. Este continuou a ser estudado, e poucos dias depois, as probabilidades de tal impacto acontecer aumentaram, de 1,3% para 3,9%.

São estas as novas estimativas do Programa Near Earth Object do JPL da NASA, obtidas com observações de várias equipas no Alaska, Novo México e Arizona.


Esta impressão de artista usa uma seta para mostrar o percurso previsto do asteróide a 30 de Janeiro de 2008, e a zona a laranja indica a área que se espera que o asteróide atravesse. Marte pode ou não estar no seu caminho.

"A probabilidade de impacto resultante das mais recentes refinações da órbita aumentou até uns surpreendentes 3,9% - cerca de 1 entre 25," explica o website do Programa Near Earth Object do JPL, actualizado no passado dia 28.

Ainda assim existe alguma incerteza, embora um impacto com Marte seja possível. No entanto, o cenário mais provável nas semanas vindouras é que as futuras observações do asteróide permitam com que essa incerteza encolha - para que um impacto com Marte seja definitivamente posto de parte.

O site do JPL acrescenta que, se tal impacto ocorresse, seria no dia 30 de Janeiro pelas 10:56 (hora Universal), com uma incerteza de uns quantos minutos.

Fonte: BOLETIM ASTRONÓMICO - EDIÇÃO N.º 378

Nenhum comentário: